• Rogerio Gonzales

Ver a realidade possível me mudou para sempre

Atualizado: Jan 7

Esta história se passa na Finlândia, país pouco conhecido, porém ultimamente muito em voga quando o tema é educação.


A Finlândia está mesmo a fim de acabar com mitos em muitas áreas, a começar pelo Papai Noel, que eles juram ser de verdade por lá...

Terra de prédios muito parecidos, pessoas reservadas, um tímido sol e um idioma que é tão estranho que talvez seja por isso que os finlandeses o usem tão pouco. Distribuição de renda, organização e civilidade são valores claros como a neve branca que toma o país por grande parte do ano.

 

É nesse cenário que se encontra a Team Academy em um prédio que originalmente era uma fábrica de compensados. A chaminé ainda se encontra no local, não mais ativa, porém com as serragens fomentando uma indústria que em pouco seria transformadora também em minha vida.


Um grande espaço comum com algumas divisórias e placas com nomes incompreensíveis abriga dezenas de jovens. Lá risadas são misturadas com homens de gravata e um palco no hall de entrada serve inclusive para performances artísticas.


Essa vertigem de estímulos logo me obrigou a sentar ao lado de uma cabine telefônica inglesa clássica, de onde, em poucos segundos, um jovem saiu gritando – acabara de fechar um negócio. Eu não havia me dado conta, porém eu já tinha sido engolido pelo espírito da Team Academy.



Em uma sala chamada de “aquário” devido ao seu fechamento vítreo, uma roda de rostos desconhecidos se formou. Todos estavam sentados para uma sessão de treinamento, e primeira frase de apresentação, proferida por um estudante do segundo ano, nunca mais saiu da minha cabeça:


Esqueçam a escola, e esqueçam o status de ser estudante. Aqui não há aulas, não há provas nem professores!


Achei que havia entendido errado, que o jovem empreendedor havia trocado as palavras, carregadas de um sotaque finlandês característico. Mas não, ele falava tão sério quanto um finlandês normalmente fala.


Cada estudante é responsável por desenvolver suas habilidades profissionais, assim como por utilizar seus conhecimentos e habilidades anteriores e aprender novas.


Na Team Academy, o conceito de aprendizagem humanista enfatiza o aprendizado como um processo individual e, assim, a aprendizagem é baseada nas experiências do aluno e em suas habilidades de refletir sobre estas experiências.

Os 20 anos dessa prática geraram um resultado financeiro de dar inveja a empresas privadas: faturamento anual de 2,2 milhões de euros no ano de 2012 e pagamento de impostos da ordem de 400 mil euros. Nesse ritmo, a faculdade faz com que metade de seu orçamento, hoje em torno de 800 mil euros anuais, seja devolvido à sociedade através de impostos diretos.

 

A empregabilidade dos graduados é de 97% e, enquanto a taxa média de empreendedorismo em universidades finlandesas é de 3%, quase metade dos egressos da Team Academy se tornam empreendedores. Isso ocorre porque lá o método consiste em mais do que uma forma de educação, mas de autoempregabilidade para seus alunos. É uma educação que cria autonomia e desenvolve o senso de responsabilidade dos estudantes sobre suas próprias vidas – valor bem incomum hoje.


Como poderiam duas frases mudar todo o meu conceito de aprendizagem? Como poderiam duas frases mudar a mim mesmo?


Levei algum tempo para entender que aquelas frases não me mudaram: elas apenas significavam exatamente o que já estava sendo feito ali. Ver a realidade possível, foi isso que me mudou para sempre.



Te interessou? Quer entender mais sobre o teu time e aprender formas de melhorar sua performance através de um ambiente mais leve e colaborativo? Nós podemos te ajudar! Fale conosco e marcamos um café.


LA REDE - Laboratório de Redefinição

 

Porto Alegre - RS, Brasil

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube